A maioria das pessoas que deseja ter um negócio próprio não pensa em um projeto de iluminação para ele. Poucos sabem que, as vantagens de uma luz pensada pode ser determinante, cumprindo inclusive, um poder sugestivo sobre as pessoas, como: escolha dos produtos, indução de compras ou de efeito tranquilizante, para que seu cliente possa realizar mais aquisições no seu estabelecimento.

Mas, será que a iluminação é mesmo capaz desses benefícios? 

Sim! E existem muitas outras vantagens!

Além do potencial lucrativo desse diferencial, existe também a economia de energia que um projeto de iluminação pode proporcionar. Pois a eficiência energética pode gerar tanto uma economia quanto o lucro. Porque garante ainda, maior tempo do cliente dentro do comércio, por provocar sensações de bem-estar e satisfação aos consumidores.

Vamos ao começo de tudo!

Quando partimos para a análise dos números, verificamos que: 22% das empresas brasileiras fecham suas portas todo ano.

Segundo pesquisa divulgada pelo Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas, o SEBRAE – que tem caráter privado mas sem fins lucrativos e visa a promoção e o desenvolvimento do pequeno empresariado em todo país – os principais fatores para o fechamento das empresas são: a falta de planejamento, a ausência de um plano de negócios e a falta de marketing adequado. Ocasionando por extensão, a escassez de clientes.

Mantenha o foco, não desanime! Existem bons números também, vamos a eles:

As estatísticas de novas empresas no Brasil são esperançosas e animadoras. Os últimos dados são do triênio passado e nos dizem que aumentam a cada ano a criação de novos empreendimentos no país.

E segundo a revista Pequenas Empresas Grandes Negócios (PEGN), até 2022 o Brasil terá cerca de 17,7 milhões de pequenos negócios, ou seja, mais de 1 milhão de novos negócios por ano!

E esse pequeno negócio pode ser o seu!

No entanto, não podemos cometer os mesmos erros das empresas que falham nas suas estratégias de implementação, desenvolvimento e manutenção.

Por isso, podemos afirmar que junto ao projeto de arquitetura é essencial o projeto de iluminação do seu negócio. Não se trata só de uma questão estética, mas de usar a percepção do consumidor em favor da sua marca, da sua identidade visual e da qualidade diferenciada dos seus produtos. É um atrativo. Uma isca!

Ah, mas um projeto como esse pode custar muito caro!

Não. Pois um bom profissional, chamado de lighting designer, vai saber responder às necessidades para cada tipo de estabelecimento, atendendo às expectativas do empresário na atração de clientes à loja, visando a satisfação visual do comprador e respeitando as normas vigentes de Iluminação. Tudo isso sem excessos!

O profissional vai especificar o tipo de iluminação adequada tomando cuidado com os custos e com a eficiência energética do local.

Vamos listar os maiores atrativos para ter uma iluminação adequada no seu estabelecimento comercial

  • Desempenho

A eficiência da iluminação é fundamental, tanto no aspecto econômico quanto na funcionalidade de cada recurso técnico para aumentar a produtividade e diminuir os gastos energéticos.

  • Simplificação

Considerar a luz natural e a luz artificial em cada ambiente, como também, a utilização de luz e sombra ou a escolha entre luz quente ou fria em cada espaço são aplicações básicas e simples de um projeto popular, mas ao mesmo tempo, estimulante e equilibrada, garantindo uma luminosidade com expressividade.

  • Sofisticação

O efeito luminoso alternando luz e sombra ou o efeito entre luz branca e luz amarela pode gerar grande sofisticação ao ambiente e este impacto de contrastes é propiciado com intenção de definir a atmosfera do local. Utilizado com inteligência pode atingir bem estar e sofisticação para impressionar seus clientes!

  • Hierarquia

Produtos iluminados são mais visíveis e entendidos como mais valiosos, enquanto os pontos menos iluminados ficam com o entendimento de mais acessíveis financeiramente. Isso pode ser perfeitamente trabalhado em favor das vendas!

Iluminar para vender!

Portanto, a iluminação do ambiente de negócios produz uma série de efeitos benéficos que contribuem para o sucesso da sua empresa!

Um projeto luminotécnico bem executado é eficiente nos custos e na sustentabilidade do comércio, repercutindo na sensação convidativa, numa atmosfera agradável, integrando espaços físicos com produtos expostos.

Tudo isso vai refletir na suas vendas, exercendo forte influência no comportamento de compra do seu público alvo.

Com tantas vantagens, o que você está esperando para fazer seu projeto luminotécnico?

Que venham as luzes!