Estamos vivendo um momento extremamente singular em nossas vidas. Transformações tanto no ambiente particular quanto na nossa convivência em sociedade. Desde o aparecimento do novo Coronavírus (Covid-19), estamos reabsorvendo hábitos que foram negligenciados devido a nossa vida tão automática e corrida.

Muitas práticas de higiene e saúde pública foram adotadas com absoluta exigência para restaurar a normalidade e estancar a sangria promovida pela doença asfixiante. O Isolamento e o distanciamento social serviu como medida drástica à um vírus ligeiro. O número de infectados e mortos foram alarmantes para um país que não se preparou para enfrentar tamanha crise sanitária.

Além da saúde pública, o setor do país que mais sofreu foi, sem dúvidas, a economia. Especialmente o ramo dos serviços, justamente pela sua maior proximidade com o outro.

Mas, é aqui que entra a criatividade e o poder de superação dos brasileiros. Pequenos negócios tiveram que se reinventar para manter seus clientes e consequentemente, seu caixa. Isso para manterem-se vivas e continuar suas atividades no pós-pandemia.

Muitas estão conseguindo! Outras, estão sob o aguardo de melhorias futuras do mercado consumidor e do incremento advindo de políticas públicas de reaquecimento da economia e o salvamento de empresas em dificuldades.

Mas, para as empresas que ainda estavam no papel, um conselho: Vamos juntos vencer esse período triste e incomum para darmos seguimento aos nossos sonhos e projetos para o futuro. Aliás, um futuro bem próximo que está aí, batendo na nossa porta!

Após a pandemia, posso relaxar as medidas de prevenção?

De forma alguma. Aprendemos a lição e ainda vai levar um tempo até a vitória total contra o inimigo invisível. Ou seja, não podemos desleixar dos protocolos de segurança fixados pelos órgãos competentes de saúde e de higiene sanitária, principalmente no nosso estabelecimento comercial porque recebemos muitas pessoas e isso exige segurança para nós mesmos, nossa família que nos espera em casa e para os nossos clientes.

Por isso, fiquem atentos às dicas para um retorno seguro!

  • Limpeza geral do local: periódicas e constantes

O ambiente, as superfícies e produtos têm de ser regularmente limpos com produtos adequados, como o álcool (não precisa ser 70% no caso de limpeza de superfícies), sabão ou uma solução à base hipoclorito de sódio (água sanitária). Determine com que frequência essa limpeza será refeita ao longo do dia.

  •  Manutenção do ar condicionado: incluindo limpeza dos filtros e manutenções

Cuidado com o ar que inspira e que proporciona à respiração do seu cliente. Evite que os filtros cheguem ao seu máximo em poeira e resíduos. Calcule um tempo médio entre uma manutenção e outra e siga seu calendário efetivamente. O ar também atua como um conservador dos seus produtos.

  • Disponibilizar álcool em gel a 70% na recepção, entrada e/ou pontos estratégicos do estabelecimento

A livre demanda e o acesso fácil à limpeza e desinfecção das mãos de todos que circulam no ambiente é fundamental. Porque os consumidores irão passear pelo local, tocar em paredes e superfícies, produtos e pessoas. Precisamos então, garantir que essa contaminação tão rápida seja eliminada.

  •  Rever protocolos de atendimento e fornecer treinamento para os funcionários

Todos os seus recursos humanos precisarão de implementação de informações e novas perícias na conduta. Importante fixar um tempo diário para reforçar com eles esses novos cuidados com a sua higiene e a do local, bem como certificar a importância do distanciamento social, com espaçamento entre as pessoas previsto, em pelo menos 1 metro.

  •  Placas com comunicados sobre a higiene no local

É bom deixar todos informados das preocupações da sua empresa com as atualizações advindas dos órgãos legisladores para a saúde de todos! Essa preocupação gera confiança de circulação em seu estabelecimento, além de também inibe as más práticas de alguns clientes mais desavisados.

Espero que essas dicas tenham ajudado a todos que desejam um bom retorno às nossas atividades. Sabendo que, os cuidados necessários NÃO constituem um empecilho para a realização do seu sonho em empreender e de concluir seu planos para a vida!

Vamos juntos na luta contra a Covid-19!